terça-feira, 11 de setembro de 2007

Investigação no Mar



Foto de Catarina Silva



Um jovem investigador da área da biologia marinha, leva a cabo um projecto de estudo genético de golfinhos comuns e roazes corvineiros na costa portuguesa. Usando meios próprios ( uma embarcação de vela de recreio adaptada – O “Clavadel” ) e custeando pessoalmente o projecto usando os fundos de uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia, André Moura, biólogo marinho, actualmente a realizar o seu doutoramento na prestigiada universidade inglesa de Durham, vai percorrer a costa de Portugal durante os anos de 2007-2009, nos meses de verão, para recolher amostras de pele destas duas espécies de cetáceos tão abundantes nas nossas águas. Essas amostras serão depois analisadas geneticamente em Durham, recorrendo a marcadores de DNA, no sentido de estabelecer afinidades entre as diversas populações e assim avaliar o seu processo evolutivo comparando-o com outros estudos já realizados em outras costas da Europa. Trata-se de uma missão ambiciosa e pioneira, principalmente porque realizada por sua conta e risco e sem qualquer apoio institucional. Das muitas instituições contactadas no sentido de obter apoio financeiro para o projecto, apenas empresas particulares como a Marina de Portimão, que disponibilizou os seus serviços gratuitamente, e a Angel Pilot (agente Yamaha) e a Nautiradar, que concederam os seus produtos a preços reduzidos, deram uma ajuda. Participando em colaboração com este projecto, Carlos Moura, também biólogo marinho em doutoramento, realiza recolhas de hidrozoários, uma classe de cnidários (anémonas, medusas etc.) para caracterizar a fauna destes organismos na costa Portuguesa. Para colaborarem nesta aventura cientifica foram também recrutados estudantes de biologia de outras universidades, que em pequenos períodos, viveram no Clavadel participando nos diversos trabalhos necessários à missão, como captação de imagem, governo de embarcações, mergulhos e tarefas do dia-a-dia. A sua participação como voluntários tem sido muito útil ao projecto mas também enriquecedora para eles, pelo contacto com o mar e com a rotina e dificuldades dum projecto de investigação desta natureza. Também de assinalar a ajuda de outros biólogos que, num gesto de amizade e solidariedade, prestaram ao projecto, embarcando no Clavadel. Para além do valor cientifico, decerto o mais importante vector da missão, parece de realçar também o exemplo que estes jovens constituem, num contexto nacional de uma crescente consciencialização da vocação marítima do pais, que vê a sua importância na Europa aumentada pelo alargamento da Plataforma Continental. Para além dos projectos do Governo neste domínio, cabe também aos cidadãos, nas mais diversas áreas de actuação, participarem. A jovem comunidade cientifica, que tantas vezes se vê compelida à emigração, pode dar um valioso contributo se o Estado acarinhar essas iniciativas, por vezes tão apaixonadas, que podem aumentar muito o conhecimento de um património tão ameaçado, como é o nosso Mar.




Artigo em Naturlink sobre o projecto
Artigo em Naturlink sobre a evolução dos cetáceos

Estratégia Nacional para o Mar




Golfinhos em Portugal - Documentário 2007

Exibido na cerimónia de encerramento do FICA2008, Festival Internacional de Cinema do Algarve

Exibido na RTP2 em 3 de Abril 2010


4 comentários:

Anónimo disse...

Posso, algum dia, dar um passeio com vocês para poder observar de perto e sem amarras esta espécie maravilhosa de entre tantas outras?
Gostei bastante do filme pois podemos aprender e observar os seus comportamentos.Ainda que, como dizem, seja muito pouco.

Eurico Moura disse...

Agrada-me que tenha gostado mas como está anónimo não posso convida-lo...

Sónia Arrepia disse...

Ola, fiquei a conhecer agora o vosso trabalho enquanto fazia uma pesquisa sobre golfinhos em Portimao. É que vim agora de uma caminhada pela zona da Marina de Portimao onde avistei um grupo de golfinhos (pelo menos uns 6)que estavam na zona de rio e continuavam a ir rio acima. Como sou uma apaixonada por estas criaturas e vi diversos barcos a cerca-los com curiosidade, sem consciencia das consequencias para os animais, resolvi ligar para a capitania de Portimao mas disseram para nao me preocupar.
Queria que voçes que tivessem conhecimento disto.
Ja agora queria saber se posso ajudar no vosso trabalho de alguma forma. Sou fotografa mas tenho uma licenciatura na área das ciencias.
Já nadei com golfinhos várias vezes e com tubarao Baleia em mar aberto. Vuvo em Portimao.

Obrigada e bom trabalho!

Eurico Moura disse...

Sónia, obrigado pelo interesse. Pena que não me tenha contactado antes pois, como dezenas de outros voluntários, podia ter feito parte da tripulação do Clavadel.
Este trabalho de campo já terminou, conforme pode constatar se seguir o link do Diário de Bordo de 2009.
De qualquer modo, se me der o seu contacto, posso convidá-la para futuros projectos.
O meu email está disponível no meu perfil.